A Associação Esperantista do Rio de Janeiro promoverá um debate no âmbito do Dia Internacional da Língua Materna, comemorado no dia 21 de fevereiro. A data, reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é celebrada anualmente pela UNESCO para promover o multilinguismo e a diversidade linguística e cultural. Nesse sentido, qual será o papel da língua neutra internacional esperanto?

O evento acontecerá no dia 22 de fevereiro, das 19h às 20h30 e será transmitido pela TVaerj, o canal da AERJ no YouTube.

Debatedores:
- Prof. Fernando Pita (UERJ) - Doutor em Letras, professor de latim e espanhol, membro da Academia Brasileira de Filologia e tradutor.
- Prof. Guilherme Fians (UNESP) - Doutor em Antropologia Social, professor conferencista, co-diretor do Centro de Pesquisa e Documentação sobre Problemas Linguísticos Mundiais.
- Vereador Reimont Luiz - Professor, teólogo franciscano, vereador do Rio de Janeiro, presidente da Comissão Permanente de Cultura (2017-2020) e autor de dezenas de projetos relacionados à cultura e educação.

O tradicional Encontro de Esperantistas do vale do rio Paraíba do Sul chega a internet em 2020! Ele acontecerá no dia 20 de dezembro (domingo) na plataforma Zoom, mas também será possível assistir a transmissão pela TVaerj, o canal do YouTube da AERJ.

Marcio Santos ficará responsável pela palestra principal intitulada "A contribuição dos tropeiros para o desenvolvimento do vale do Paraíba do Sul", Paulo Sergio Viana apresentará o quadro "Lingva Provoko" e o grupo ĴeLe ktp (Ĵenja, Lena e Geomar) presenteará os espectadores com uma apresentação musical.

A AERJ organiza o evento, com apoio da Associação Paulista de Esperanto e da Liga Brasileira de Esperanto.

Serviço
Encontro de Esperantistas do Vale do Paraíba (virtual)
Data: 20 de dezembro de 2020
Horário: de 10:00 a 11:30 (UTC-3)
Link da reunião Zoom: https://us02web.zoom.us/j/81419945186
Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/Vr8oJ86Cin0

 

Para conhecer novas culturas, para fazer um mochilão, para falar sobre arte e filosofia, para fazer música, para conversar em família, para estudar e ter oportunidades de emprego, para se voluntariar e trabalhar por um mundo melhor... Pode ser o Esperanto?

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro apresenta o programa-evento "Descobrindo o Esperanto", com entrevistas e curiosidades sobre a língua internacional Esperanto.

O evento será no dia 3 de outubro (sábado), das 9:30 às 11:30 e acontecerá pelo Zoom com transmissão ao vivo para o YouTube.

Para participar, basta acessar a sala do zoom pelo link https://mallonge.net/75 ou assistir pelo canal do YouTube da AERJ (youtube.com/tvaerj), caso prefira ou a sala esteja cheia.

 

Entre em contato:
disvastigo.aerj@gmail.com

© 2021 por AERJ